A primeira usina nuclear do mundo – que ainda está viva.

1_007

Pelo que consta em diversos relatos históricos que já li, foram os alemães os que tiveram as pesquisas mais avançadas na área nuclear em sua época. Mas Hitler não confiava nesse tipo de coisa – só em tanques, fuzis e aviões – e a massa científica acabou saindo do país. Bom, o resto é história. Os EUA criaram o Projeto Manhattan e despejaram suas bombas sobre o Japão, e o mundo se viu mergulhado na Guerra Fria e a corrida nuclear.

Como vantagem (ou quase isso, já que energia nuclear é a mais perigosa de todas) surgiram as usinas nucleares, que hoje são responsáveis por cerca de 17% da energia gerada no mundo.

O que poucos sabem é que a primeira Usina Nuclear do Mundo – chamada oficialmente de Primeira Central Nuclear – foi inaugurada na União Soviética, no dia 27 de junho de 1954, com uma potência de 5000 kW. Como de praxe, foi tudo feito no mais absoluto sigilo. Nem mesmo os trabalhadores, de técnico pra baixo, sabiam o que estavam fazendo.

O nome do reator principal era The Peaceful Atom, e o conjunto da obra demorou o tempo recorde de três anos para ficar pronto (não me pergunte quantos Stalin matou no processo).

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s